Plano de Contas, uma odisseia no Calima

Prezados,

Até 2019, utilizei um plano de contas padrão para as contabilizações, agora para minhas contabilizações de 2020, gostaria de fazer a troca do plano de contas, tendo em vista UTILIZAR um plano referencial da RB no meu caso, plano especifico para lucro real.

Pois bem, o que ocorre? depois de muito falar com o pessoal do suporte/chat, segundo o atendente, essa alteração não é possível, tendo em vista que tais planos de contas que utilizamos anteriormente ficam ''DEVERAS" amarrado ao sistema(sem a possibilidade de troca), ora, na minha opinião o sistema não pode engessar/travar dessa forma tornando inviável a manutenção/troca de um plano de contas por outro.

Ou terei que usar o plano de 2019 ad eterno? Aguardo comentários.

2 curtidas

Cara, também tiver o mesmo problema e o suporte falou que seria impossível fazer a troca do plano de contas, para mim isso é inaceitável, de um exercício para outro é normal a empresa trocar de plano de contas, um exemplo disso foi no meu caso, a empresa era Simples Nacional e queria trocar para Lucro Real, até hoje não consigo usar p modulo contábil, uma porque no inicio que comecei a usar o sistema cadastrei errado, foram feitos folha e fiscal e como o pessoal do suporte falou teria que excluir a empresa e começar tudo novamente… que para mim é uma situação bem chato, para não falar em outras palavras e outra que não sinto confiança no sistema, por essas amarras, fico muito estranho, fazer a contabilidade da empresa e depois exclui-la só para trocar o plano de contas não me parece muito racional.

1 curtida

Alguém já recebeu algum retorno sobre isso?

Boa tarde a todos!

INFELIZMENTE, ninguém do suporte ou assemelhados se propuseram a dizer alguma coisa sobre o caso. Acredito que dificilmente responderão alguma coisa.

Pelo visto me parece que não somente eu tenho esse problema, mas grande maioria dos contabilistas que usam o Calima.

E, como há pouca interação nesse tópico, é possível que algum contabilista mais experiente no calima tenha resolvido o caso? se sim, poderiam colocar aqui o passo a passo?

Sds.

Não conheço nenhum sistema que permita isto, pois a amarração é uma limitação da maioria dos sistemas.

Vejo duas possibilidades:

1. Criar uma nova empresa, com o plano de contas novo, fechar o balanço da empresa antiga e lançar manualmente os saldos na empresa nova com o plano de contas novo.

2. Você manter dois planos de contas na empresa, isto mesmo, dois planos de contas.
    Exemplo, você tem o plano de contas antigo, cujo código reduzido vá até 999.
    Você importa um novo plano de contas, com o código reduzido de 1000 para frente.
    Você transfere o saldo da conta 5, para a conta 1005, por exemplo, conta caixa.
    Depois que transferir todas os lançamentos, é possível que consiga excluir o plano de contas antigo.

1 curtida

tem comu incluir plano de contas do terceiro setor?
estou tentando cadastrar a pessoa jurídica no sistema desde ontem e até agora não obtive nenhum êxito; pois todas as vezes o sistema trava e fecha, quando não informa que houve erro no próprio sistema!

Bom dia a todos…
Estou tendo muito dificuldade em vincular o plano de contas a empresa cadastrada. Segundo video que assisti, o plano é vinculado no momento do cadastro da empresa e isso não esta acontecendo…Talvez eu passe pelo mesmo problema que vocês estão tendo com plano de contas numa situação diferente da minha. Se alguem poder ajudar, agradeço. No momento estou no sistema gratuito para conhecer melhor o sistema calima…