Boa tarde!
No mês 03.2020 foi alterado a tabela de desconto de INSS, as tabelas do sistema estão corretas, porém o desconto na folha esta saindo errado.
Salário R$ 4041,53 desconto na folha está saindo R$ 424,74, quando na verdade deveria entrar na tabela na faixa de 14% - R$ 565,81.
Todos os funcionários da empresa estão incorretos.
@Rose boa tarde
Na realidade a nova tabela do INSS é progressiva, ou seja, o valor total do salario não faz com que ele entre numa faixa especifica, ele participa de 4 faixas. Segue o exemplo abaixo:
Ou seja, o sistema esta fazendo o calculo correto. Cada faixa do salario faz parte de uma aliquota compreende?
Vamos ver se entendi.
No caso desse funcionário ele entra na faixa dos 14%, então eu preciso somar todas as aliquotas e efetuar o desconto?
Se o salário dele fosse por exemplo R$ 2.000,00, então o desconto seria de R$ 172,38?
No caso não
Se ele tivesse o salario de 2000 ele ia ter
1045,00 - 7,5% = 78,37
955,00 - 9% = 85,95
Total = 164,32
Compreendeu? O salario vai descontando de acordo com os valores de limite.
Entendi, encontrei aqui a base legal disso, não tinha me atentado a esses detalhes.
Obrigado pela ajuda.
@diogopq a minha folha está calculando errado.
Pois pela alteração que teve no mês de março, o valor do inss dos funcionários de uma empresa deveriam sair o valor de 87,82.
o salário é de 1150,00
1045,00 - 7,5% = 78,37
105,00 - 9% = 9,45
Total = 87,82
Porém está saindo o valor de 103,50. Como se o Calculo fosse somente na segunda faixa.
O que faço?
Bom dia @andressasousa34
No caso realmente, se o sistema esta apresentando esse valor, esta incorreto.
Uma dúvida, na referencia esta aparecendo algum valor ou esta em branco?
Beleza, acesse Manutencao > tabelas > valor e impostos. Selecione a referencia 03/2020 e clique em alterar, tire print e envie aqui por gentileza.
Verifique se voce nao estq tentando acessar o icone do SERVIDOR, que fica perto do relogio, so ele que pede autenticação.
Certo, tire um print da tela Processos > consultar calculo dos funcionarios, desse funcionario que esta dando erro.
Boa noite, qual foi a solução dada?
Acredito que seja por que a tabela não estava atualizada.